HISTÓRICO DO PELOPES 79
Todos os anos comemoramos o aniversário do nosso valoroso Pelotão de Operações Especiais (PELOPES 79). O momento sugere assim, uma reflexão sobre o legado histórico que este pelotão sintetiza. Tanto esta consideração se faz justa que basta relembrar alguns feitos deste memorável pelotão.
O Pelopes 79 do 11º BI Mth foi realmente o primeiro a bradar Montanha em suas corridas e a realizar uma marcha de 32km exclusivamente em montanha, regada a chuva, frio e farofão.
E no seu interior, seu núcleo duro, o Pelopes, amalgamando e catalisando o espírito de corpo da companhia.
Primeira tropa adestrada em operações em regiões montanhosas do Exército Brasileiro, também obtendo o reconhecimento e muitos elogios pelos exercícios realizados em Belo Horizonte, como figuração inimiga perturbando o tempo todo, a tropa do 12º BI, os exercícios exaustivos de contra guerrilha urbana e rural, nesta região e nos municípios circunvizinhos, em espreita cooperação de instrução com o curso de Forças Especiais, da Brigada Pára-quedista, instruções de controle de distúrbios, embarque e desembarque de viatura em movimento, entre outras tantas missões, que se torna impossível sintetizar nestes poucos minutos tudo que juntos passamos por quase um ano de convivência.
É oportuno que se diga, que o Coronel Del Mônaco, cmt. do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, nos anos de 95 a 98, assim que obteve informações que o Pelopes 79, foi a primeira tropa constituída a realizar o curso de Montanhismo, prontificou-se imediatamente a outorgar a cada um de seus integrantes um certificado, reconhecendo-o como um dos pioneiros do montanhismo militar nesta unidade.
Tivemos a felicidade de em 1993, após tantos anos sem revermos alguns companheiros, realizarmos o primeiro encontro; e vimos o quanto era importante continuarmos reunindo mais vezes para estreitarmos os laços de amizade oriundos do 11ºBI Mth, nosso querido Regimento Tiradentes.
Fortalecido no dia 20 de março de 2000, em visita ao amigo Coronel Edson no Quartel General da 11ª Brigada Infantaria Blindada, na cidade de São Paulo, em reunião histórica foi oficializado a criação do Núcleo de Montanhismo Pelopes 79 (NMP 79), que é a continuidade no nosso valoroso Pelopes 79.
Podemos comprovar, portanto, que a trajetória desse Núcleo não se fez a partir de ontem, ou de um passado recente, mas para ser mais preciso 26 anos. Como o Coronel Barros disse certa vez, que a criação desta entidade já nasce muito bem vocacionada pelos elevados propósitos dados a conhecer.
Tendo como fundadores do NMP79: Coronel Edson, Farnese, Claret, Sebastião, Azevedo, Assumpção, Paulo Silva, Afonso e Firmino.
Segundo seu estatuto, no art. 1º., lê-se: O Núcleo de Montanhismo Pelopes 79 é uma entidade sem fins lucrativos, sem fins políticos-partidários, que tem por objetivo criar, coordenar e manter programas em parcerias com entidades, órgãos governamentais e não-governamentais, visando oferecer às crianças, adolescentes e adultos, inscritos no núcleo de montanhismo, condições especiais para o desenvolvimento de atividade ocupacionais de montanhismo, rentáveis ou não, por uma melhor qualidade de vida, proporcionando-lhes uma formação integral e humana.